segunda-feira, 11 de abril de 2011

Origem dos dentes


Os dentes se originam ainda no período fetal por volta da quarta semana, quando se dá o inicio da formação e crescimento da face.
Por volta da sexta semana originam-se as lâminas dentais onde vão se desenvolver o esmalte dos dentes temporários (decíduos ou de leite), nesta fase de desenvolvimento formam-se, dez em cada arco no nível da borda livre da lâmina dental, os órgãos de esmalte dos dentes permanentes. Em cada extremidade destas lâminas dentais, formam-se os órgãos de esmalte dos três molares permanentes.
Quando os dentes começam a aparecer na boca, há variações de acordo com fatores diversos tais como: alimentação, grupo étnico, sexo, clima, entre outros, uma diferença de até três meses para mais ou para menos, deve ser considerada dentro dos padrões de normalidade.No sexo feminino há antecipação dos fenômenos de erupção dental quando comparados aos indivíduos do sexo masculino.
Apesar de cada dente se desenvolver como uma estrutura independente e de serem formados tipos dentários morfologicamente diferentes, o processo de desenvolvimento e formação dos dentes,denominado odontogênese, é basicamente o mesmo.


Referencias:

http://www.saudenainternet.com.br/portal_saude/do-que-sao-formados-os-dentes-.php
http://bebe2000.com.br/bebe-0-a-1/acompanhamento-medico/dentes-origem-embriologica/
http://www.unimed.com.br/pct/index.jsp?cd_canal=33714&cd_secao=34478&cd_materia=66555

Um comentário: