terça-feira, 31 de maio de 2011

Entrevista - Gincana (Genética)


1-      Seu nome?
Márcia Christina da Silva Branco

2-      Onde reside atualmente?
Atualmente resido em Itabuna, Bahia.

3-      Em qual instituição faz mestrando/doutorado?
Sou mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), localizada no município de Ilhéus (BA) e doutoranda em Genética e Biologia Molecular pela mesma universidade.

4-      Qual a sua graduação?
Bacharelado em Ciências Biológicas (UESC).

5-      Qual a atuação do profissional na área da Biologia Molecular?
O profissional na área de Genética e Biologia Molecular, além da atuar como docente em Universidades, é capacitado para elaborar e executar projetos de pesquisa em instituições públicas e privadas em diversas áreas, principalmente bioquímica, fisiologia, microbiologia, imunologia, farmacologia, epidemiologia e biotecnologia. As atividades desenvolvidas de acordo com as diversas áreas incluem (i) melhoramento genético de espécies vegetais e animais através da manipulação genética, produção de plantas geneticamente modificadas, por exemplo, plantas resistentes à herbicidas, estudos de interação planta-patógeno e controle de pragas e doenças, na agropecuária; (ii) diagnóstico de doenças genéticas bem como tratamento e prevenção, avaliação de anomalias hereditárias, identificação de mutações e testes de paternidade pela análise de DNA, no setor de saúde; (iii) manejo e conservação da biodiversidade, em ecologia; (iv) avaliação e utilização de microorganismos com funções e efeitos benéficos à espécies vegetais de sistemas agrícolas e agroflorestais e no tratamento de contaminações ambientais, em meio ambiente; (v) produção de etanol, bioprodutos tecnológicos, papel e celulose, nas indústrias e agroindústrias e (vi) produção de medicamentos, hormônios e vacinas, em indústrias farmacêuticas. Estes são alguns exemplos já que o campo de atuação profissional, além de diversificado e crescente, encontra-se em transformação contínua.

6-      Uma das discussões recorrentes no campo das pesquisas científicas tem sido o uso de células-tronco para a regeneração de órgãos e tecidos. Qual a contribuição que é dada pela Biologia Molecular no estudo das células-tronco?
            A identificação e uso das células-tronco foi possível devido aos conceitos desenvolvidos pelo estudo da Biologia Molecular, principalmente Biologia Molecular da célula. O monitoramento de células pluripotentes, como a morfologia e diferenciação celular, é realizado por meio de técnicas da biologia molecular.

7-      A Biologia Molecular teve avanços? Quais?
Com a descoberta da estrutura do DNA (1953), das técnicas de DNA recombinante (1970) e Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) e do desenvolvimento de novas técnicas e equipamentos, a Biologia Molecular apresentou grandes avanços sendo a automatização do sequenciamento dos genoma de organismos um marco relevante. Assim, tornou-se possível o lançamento do Projeto Genoma Humano americano que levou quatro anos para ser concluído (2001). Com isso, uma equipe de pesquisadores brasileiros foram os responsáveis por um projeto mundialmente pioneiro de seqüenciamento do genoma de um microorganismo fitopatógeno, Xylella fastidiosa, e ganharam visibilidade internacional com a publicação na Nature em 13 de julho de 2000. Dentre os avanços recentes da Genética e Biologia Molecular destacam-se a clonagem de animais, a produção de alimentos transgênicos e grãos com alto teor nutritivo, uso de células-tronco embrionárias, avanços terapêuticos em oncologia e aplicações na medicina forense.  As técnicas de biologia molecular já são utilizadas na prática clínica em diagnósticos moleculares de doenças infecto-contagiosas com altíssima sensibilidade e especificidade, porém ainda limitado pelo alto custo. Na área odontológica, a biologia molecular tem proporcionado o diagnóstico precoce de doenças periodontais e câncer bucal e pesquisas com células-tronco na implantodontia. Tais avanços acontecem como resultado da dedicação e interesse por parte da comunidade e política científica, das instituições de fomento à pesquisa e também da sociedade.

8-      A profissão que você exerce está relacionada com a Biologia Molecular?
            Sim, como citado anteriormente sou Doutoranda em Genética e Biologia Molecular.


9-      Desenvolveu ou está desenvolvendo algum trabalho nesta área? Fale um pouco sobre o mesmo.
Sim, trabalho com fisiologia vegetal, genética vegetal, bioquímica e biologia molecular com a técnica de expressão gênica via PCR em Tempo Real. Minha dissertação de mestrado intitula-se “Respostas fisiológicas e expressão gênica de aquaporina em mudas clonais de cacau submetidas ao sombreamento e alagamento do solo” e está inserida na linha de pesquisa Bioquímica e Biologia Molecular de Organismos de Clima Tropical Úmido. Meu projeto de pesquisa do doutorado segue a mesma linha de pesquisa, porém tem como objetivo avaliar as respostas morfofisiológicas, genéticas e bioquímicas de progênies de cacau visando elucidar os possíveis mecanismos de resistência à seca, para subsidiar a seleção futura de novos genótipos para serem cultivados em solos com baixa capacidade de armazenamento de água e, ou em regiões com precipitações pluviais irregulares.

10-  Quais os seus objetivos a curto e longo prazo?
            A curto prazo, quero desenvolver minha tese e concluir meu doutorado com excelentes resultados. A longo prazo quero me inserir definitivamente na carreira acadêmica como pesquisadora e parte do corpo docente de uma universidade.

          "Sit down before fact as a little child..."
                                                              (Thomas H. Huxley)


        "O mundo é o meu país e a ciência a minha religião."
                                                               (Christian Huygens)






E-mail para contato:
chrisbiologa@gmail.com

3 comentários: