quinta-feira, 5 de maio de 2011

VACA: 22 MIL GENES (Ciência Hoje – Vol. 44 – nº 260)

    “O consorcio internacional que esquadrinhou o material genético da vaca mostrou que esse animal tem cerca de 22 mil genes, sendo que 14 mil deles tem correspondentes em outras sete espécies de mamíferos, o que poderá torná-los alvo de investigação científica.”(p. 2)
    “Um projeto paralelo, de menor envergadura, cujo nome é algo como Mapa Haplótipo Bovino,(...) essa fatia dos dados que, na verdade, está causando maior furor entre os criadores, pois caracterizou a diversidade entre várias raças bovinas. Esses dados, obtidos apartir do estudo das diferenças no DNA de 497 raças, de 19 regiões do planeta, facilitaram o processo de obtenção de leite e carne de melhor qualidade. Hoje, esse melhoramento é fortemente baseado no cruzamento, e seus custos são significativos para um produtor.”(p. 3)
     “A decodificação do genoma deve ajudar no entendimento tanto da evolução dos mamíferos quanto de doenças nessa classe de animais. E poderá ampliar o uso dos bovinos como modelo para o estudo de males humanos.”(p. 4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário