sábado, 21 de maio de 2011

Visita a APAE, UM MOMENTO QUE TODOS PRECISAM VIVENCIAR!!!   


    No dia 18 de maio, nós estudantes do curso de Odontologia do turno da tarde com a disciplina Odontologia Social e Preventiva (O.S.P.) ministrada pelo professor Francisco da Faculdade Leão Sampaio visitamos a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), onde tivemos a oportunidade de conhecer um pouco sobre estas pessoas tão especiais, onde passam seus dias, se alimentam, recebem cuidados fisioterapêuticos, psiquiátricos entre outros e os trabalhos desenvolvidos e produzidos por eles.

   Trata-se de pessoas alegres e extremamente carinhosas, nos recepcionaram de forma festiva com muitos beijos, abraços e uma boa dose de alegria. Alguns deles puderam mostrar suas pinturas e demais trabalhos (são surpreendentes e admito que não teria tanta competência e tanta perfeição).

   As APAEs representam o 2º maior movimento do mundo e o 1º da América Latina que trabalham em pról dos portadores de necessidades especiais, chamado de excepcionais pelo movimento apaeano.No Brasil a 1ª APAE criada foi no Rio de Janeiro em 1954; atualmente conta com cerca de 1600 APAEs filiadas a Federação Nacional e distribuidas em Federações Estaduais.

    A APAE tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos Portadores de Necessidades Especiais visando sua integração e inclusão na Sociedade, através de um processo educacional e terapêutico para atender suas necessidades, onde são desenvolvidos por profissionais capacitados, currículos adaptados, programas e procedimentos metodológicos diferenciados, apoiados em equipamentos e materiais didáticos específicos.




Um comentário:

  1. Concordo com vc Thais,eles são muiito especiais...
    Tbm foi muito bom p mim.
    Beijos

    ResponderExcluir